1. Introdução

Oxen Cargo Logística Eireli é uma empresa especializada nos serviços de transporte aéreo, marítimo e rodoviário, sediada na cidade do Rio de Janeiro – RJ, com abrangência geográfica em todo o território nacional.  

O presente Código de Conduta visa definir os princípios éticos e normas de condutas que devem orientar as interações internas e externas de todos os níveis de organização da empresa. Estão regradas as normas de conduta internas, bem como as normas de conduta com fornecedores, clientes, parceiros e quaisquer outros terceiros envolvidos na operação. O seguimento das normas do presente manual pelos colaboradores da empresa permite um crescimento seguro e sustentável do negócio.  

 

2. Missão, Visão, Valores e Política de Qualidade

Oxen Cargo pretende ser líder de mercado no segmento do comércio internacional, respeitando as seguintes diretrizes: 

Missão: 

Proporcionar aos nossos clientes e parceiros uma experiência logística totalmente integrada, de qualidade e personalizada, impulsionada por uma comunicação eficiente, dedicação e relacionamentos duradouros. Nos esforçamos incansavelmente para promover um ambiente de trabalho positivo, que inspire todos dentro da empresa a transcender seu potencial. 

Visão: 

Aproximar nações e fortalecer as redes mundiais, promovendo assim a globalização e a colaboração mútua. 

Valores: 

Os nossos valores estão divididos em três categorias: 

  1. Pessoas: Promover um ambiente de trabalho positivo que inspira cada colaborador a atingir o seu potencial máximo. Este aspecto conta na avaliação de desempenho.
  2. Parceiros: Cultivar uma rede de contatos de parceiros talentosos, líderes no mercado, sempre colaborando em sentido de dependência e confiança mútua.
  3. Serviço: Superar as expectativas dos nossos clientes, nunca cessando de melhorar e repensar nosso trabalho. 

Não obstante, para todas as restantes ocasiões, a empresa compromete-se a agir sempre de boa fé, de forma ética e transparente, respeitando o indivíduo com quem colabora ou trabalha, visando sempre melhorar continuamente o serviço oferecido e contribuindo para a sustentabilidade sócioambiental e inovação. 

Política de Qualidade: 

Oxen Cargo se compromete a agir em conformidade com a Política de Qualidade interna, explicitada em seguida. 

A OXEN não é apenas uma empresa familiar, é uma família que se esforça constantemente para oferecer uma experiência logística mais personalizada. 

Insistimos incansavelmente em reduzir as barreiras de contato entre o cliente e o provedor, estabelecendo uma linha de comunicação mais aberta e, em última análise, dando um rosto familiar ao “intermediário”. Não importa o tamanho da carga, acompanharemos o cliente em cada etapa do caminho, mesmo após a entrega do seu embarque. 

Atuamos para superar as expectativas de nossos clientes, seguindo os requisitos legais necessários, identificando e solucionando fatores externos que possam afetar o resultado final do serviço prestado. 

Buscamos os parceiros e fornecedores certos que compartilham os mesmos valores da Oxen para oferecer o melhor serviço possível aos nossos clientes, entendendo suas necessidades, estrutura e objetivos. 

Desenhamos a estratégia, a motivação e as ações da nossa empresa de acordo com o dinâmico mercado de logística. Oferecemos aos nossos clientes o que há de mais moderno em tecnologia, vendas e estrutura financeira, buscando continuamente aprimorar o padrão de qualidade a níveis cada vez mais elevados. 

 

3. Ambiente de Trabalho

É cediço que um ambiente de trabalho harmonioso, agradável e seguro é o que todos buscam, sejam os empregadores, sejam os colaboradores. Para que a Oxen Cargo continue proporcionando um ambiente de alto nível para se trabalhar, alguns pontos relevantes devem ser lembrados. São eles:  

3.1. Conflito de interesses 

Existe um conflito de interesses quando determinado sujeito possui vontade de obter alguma vantagem particular para si ou para pessoas que lhe interessem, e quando isso interfere na tomada de decisões e no desenvolvimento da empresa.  

Os colaboradores devem se abster de praticar qualquer ato que resulte em conflito de interesses particulares com os da Oxen Cargo, tais como a utilização das prerrogativas da função para benefício próprio ou comercializar quaisquer produtos ou serviços de caráter particular nas dependências da companhia. Isto pode se manifestar também na forma de uma relação comercial, na participação societária ou atuação por intermédio de terceiro num concorrente ou cliente da Oxen Cargo ou de associação em atividades paralelas que impeçam o colaborador de cumprir as suas responsabilidades perante à empresa.  

É vedado também a quebra do dever de sigilo, que se manifesta pela utilização para fins particulares ou na forma de repasse a terceiros, de toda e qualquer informação, patenteada ou não, de natureza técnica, operacional, comercial, jurídica, know-how, invenções, processos internos ou externos (administrativos ou judiciais), fórmulas e designs, patenteáveis ou não, planos de negócios (business plans), métodos de contabilidade, técnicas e experiências acumuladas, documentos, contratos, papéis, estudos, pareceres e pesquisas a que o integrante tenha acesso: 

a) Por qualquer meio físico (por exemplo, documentos expressos, manuscritos, fotografias etc.);

b) Por qualquer forma registrada em mídia eletrônica (e-mail, pendrive, etc.); 

c) Oralmente.

Assim, deve ser conservado o sigilo da informação confidencial interna ou de propriedade da Oxen Cargo que não tenha sido divulgada junto ao público em geral. As informações não públicas dos fornecedores, clientes, colaboradores, agentes, consultores e outros terceiros deverão igualmente ser protegidas em conformidade com os requisitos legais e contratuais. 

É vedado, ainda, manifestar-se em nome da empresa, inclusive em redes sociais, blogs ou qualquer outro tipo de veículo ou mídia, sem a devida autorização prévia. 

Caso se observe ou tome conhecimento de alguma situação que seja ou que pareça ser um conflito de interesses, o interessado deverá comunicar imediatamente a Direção para adoção das medidas cabíveis, assegurado o anonimato.  

3.2. Utilização dos bens, materiais e espaços da empresa  

É proibida a utilização de sistemas e recursos financeiros e tecnológicos da empresa para exercer atividades pessoais ou que não se enquadram nas atividades profissionais exercidas para a Oxen Cargo. Qualquer ato que possa causar dano ao património intelectual ou físico da empresa é considerado comportamento de conduta inaceitável. 

Os colaboradores deverão utilizar os bens da empresa com o devido zelo e observância das especificações técnicas indicadas para o seu bom funcionamento. 

Os equipamentos, instalações e estruturas, bem como patrimônio da empresa devem ser utilizados adequadamente para manutenção e preservação destes. 

A fim de proporcionar mais conforto e comodidade aos seus colaborares, a Oxen Cargo possui cozinha e copa à disposição deles. Nesse cenário, convém lembrar algumas regras de utilização pacífica, a saber: 

  • Ao  utilizar utensílios, os colaboradores devem lavá-los imediatamente  após finda a utilização, secá-los e guardá-los no local de  armazenamento adequado; 
  • Não  deixar pratos, copos, talheres ou outros objetos sujos na pia; 
  • Não  deixar restos de alimento na pia ou na mesa; 
  • Não  deixar alimentos por mais de 2 (dois) dias na geladeira. 

Os colaboradores que utilizarem a cozinha e a copa devem auxiliar na manutenção da ordem e limpeza dos locais ou utensílios que utilizaram. A inobservância e o desrespeito a essas regras permitirão que a empresa despreze os alimentos e objetos inadequadamente armazenados, e que advirta a conduta considerada inadequada.  

É expressamente proibido fumar nas dependências da empresa.
Em casos de urgência, pode-se usar o telefone da empresa para fins particulares, desde que autorizado pelo supervisor ou gestor de área. Listas, rifas, produtos para sorteios e/ou venda e correlatos não poderão circular nas dependências da Oxen Cargo. 

Não é permitida a entrada de vendedores e representantes de artigos pessoais na empresa, bem como o comércio particular e o empréstimo de dinheiro no sistema de agiotagem entre os colaboradores.  

Também não é permitido portar qualquer tipo de arma, fazer uso de substancias tóxicas, bebidas alcoólicas e/ou cigarro nas dependências da Oxen Cargo.
A empresa não admite que seus colaboradores estejam sob efeito de bebidas alcoólicas ou drogas ilegais durante a jornada de trabalho, seja em sua dependência ou de seus clientes, inclusive em viagens, eventos, treinamentos e/ou refeições de negócios.  

O colaborador deve acatar com naturalidade as determinações estabelecidas pelos superiores, cumprindo suas obrigações diárias. Também deve conservar os princípios de respeito à dignidade da pessoa humana sem nenhuma distinção, com relação aos subordinados, colegas de trabalhos, superiores, fornecedores e clientes.  

O colaborador deve observar as regras de higiene, segurança e meio ambiente do seu setor de trabalho, visando à proteção individual, do coletivo das pessoas e dos equipamentos.  

Qualquer tipo de violência de um colaborador em relação a outro ou a terceiros é considerado ocorrência grave e sujeita a penalidades. Somente com autorização prévia da Gerência Administrativa podem ocorrer fotografias e/ou filmagens no interior da empresa, bem como receber encomendas particulares e realizar festas (happy hour) no local e no horário de trabalho. 

Somente os colaboradores previamente autorizados podem receber mercadorias de fornecedores e correspondências em geral. O recebimento indevido desses artigos pode acarretar problemas de cunho financeiro e operacionais à empresa. 

Caso se observe ou tome conhecimento de qualquer irregularidade/mau uso aos bens, materiais e espaços da Oxen Cargo, e/ou inobservância a qualquer das previsões acima, o fato deve ser comunicado à Direção, garantido o anonimato.  

3.3. Relações interpessoais, subordinação e liderança  

Todos os membros da sociedade devem ser tratados de forma igualitária, com respeito, educação e, sobretudo, civilidade. A Oxen Cargo não tolera tratamentos e comportamentos agressivos, constrangedores ou inapropriados.  

No mesmo prisma, os colaboradores, administradores e diretores não devem fazer uso de sua posição ou hierarquia para desmerecer ou tratar mal qualquer pessoa. Isso porque eventuais discordâncias com o objetivo ou a forma com que as tarefas são executadas não confere o direito a tratamento grosseiro ou inadequado a ninguém. O respeito é fundamental em qualquer relação humana, e a Oxen Cargo faz questão de sempre agir com ele. 

Oxen Cargo repudia, ainda, qualquer tipo de constrangimento e coação, como trotes ou brincadeiras de mau gosto no ambiente de trabalho, sujeitando os infratores às sanções e penalidades previstas neste código. Tais práticas devem ser comunicadas à Direção tão longo tome-se conhecimento, assegurado o anonimato. 

 

4. Segurança do Trabalho

A garantia da integridade física de todos os que relacionam com a Oxen Cargo, e a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, são valores que devem sempre prevalecer.  

Oxen Cargo tem o compromisso de respeitar todas as leis e regulamentos de segurança do trabalho, com o fito de proteger a integridade física dos seus administradores, empregados, terceiros, representantes, distribuidores, parceiros comerciais ou quaisquer outras pessoas que ingressem nas instalações da empresa.  

Caso seja constatado que algum ato inseguro está na iminência de ser praticado, ou mesmo a falta de procedimentos/equipamentos que visem proteger a integridade física das pessoas, solicitamos que a Diretoria seja imediatamente comunicada para adoção das medidas cabíveis.  

 

5. Normas de Relacionamento Interno

As regras de conduta de relacionamento interno devem ser pautadas nos valores da empresa. Serão enaltecidas as condutas positivas e construtivas e haverá sanções administrativas para os comportamentos considerados inaceitáveis. 

Os colaboradores da empresa devem trabalhar em conjunto de forma cordial e não competitiva. O sistema de progressão se rege pela meritocracia. 

Define-se de comportamentos inaceitáveis os seguintes casos: 

  • Assédio moral; 
  • Assédio sexual; 
  • Tratamento desrespeitoso, descortês, ameaçador e discriminatório; 
  • Discriminação em virtude de origem social, raça, cor, género, idade, religião, característica física ou orientação sexual; 
  • Propagação de boatos, pornografia, jogos ou propagandas político-partidárias; 
  • Trabalhar sob efeito de álcool ou drogas ilegais; 
  • Portar  armas de qualquer espécie nas dependências da empresa,  excepcionando-se os funcionários de segurança legalmente  autorizados e habilitados para tal, não sendo admitida nenhuma  outra arma senão àquelas oficiais do corpo de segurança da Oxen  

Estes casos aplicam-se a qualquer nível hierárquico, cargo ou função.  

Relações amorosas entre funcionários devem ser comunicadas por escrito à direção, visando evitar conflitos internos. 

Caso seja observada qualquer conduta que configure ou pareça configurar qualquer das situações acima, o interessado deve comunicar o ocorrido à Direção, garantido o anonimato.  

6. Normas de Relacionamento Externo

Oxen Cargo exige que seus administradores, sócios, colaboradores, terceiros, representantes comerciais, distribuidores e parceiros comerciais atuem em conformidade com todas as legislações vigentes, as orientações do presente documento e as diretrizes de Política Anticorrupção. Para mais informações sobre a Política Anticorrupção vigente na Oxen Cargo, favor contatar a direção através do e-mail hw@oxencargo.com  

6.1. Relações com clientes 

O atendimento da Oxen Cargo aos clientes deve ser pautado nos valores da empresa e focado no respeito, cortesia e eficiência, fornecendo informações claras e precisas na contratação de serviços, de modo a alcançar os resultados esperados.  

6.2. Relações com concorrentes 

Oxen Cargo respeita as regras de livre mercado e não compactua com qualquer medida de seus colaboradores que resulte em concorrência desleal.  

Deste modo, a empresa baseia sua atuação em defesa das regras previstas na legislação nacional e internacional de defesa da concorrência e, assim, a primazia sobre a liberdade concorrencial deve sempre prevalecer no espírito de nossos colaboradores. 

6.3. Relações com fornecedores, parceiros comerciais, representantes e distribuidores 

Os fornecedores, parceiros comerciais, representantes e distribuidores da Oxen Cargo são partes extremamente importantes dos negócios e operações da empresa. No entanto, qualquer conduta inadequada por parte deles pode ter um grave impacto na imagem e reputação da Oxen Cargo.  

Por essa razão, a Oxen tem como princípio trabalhar com fornecedores e parceiros de negócios idóneos, tratando-os sem privilégios, favorecimento ou discriminação de qualquer natureza. Assim, caberá ao responsável pelo relacionamento, fazer a análise prévia à contratação, em que se verificará se os fornecedores compartilham dos princípios delineados a seguir: 

  1. Cumprimento de absolutamente todas as leis aplicáveis à execução dos negócios, como, mas não restrito a, legislação trabalhista, ambiental, civil, aduaneira, criminal, entre outras;
  2. Proibição de atos de corrupção;
  3. Respeito aos direitos humanos; 
  4. Assumam a responsabilidade pela saúde e a segurança dos seus colaboradores e;
  5. Hajam de acordo com as normas locais e internacionais aplicáveis relativas à proteção ambiental.

Todos os fornecedores e parceiros de negócios devem pautar seu comportamento pelos princípios expressos neste documento. 

Oxen Cargo não contratará representantes comerciais, distribuidores e parceiros comerciais que tenham em seus quadros quaisquer agentes públicos ou pessoas politicamente expostas, ou que tenham relação familiar e de parentesco com os mesmos, a fim de resguardar sua idoneidade.  

6.4. Relações com órgãos públicos, agentes públicos e pessoas politicamente expostas  

Os administradores, empregados, terceiros, representantes comerciais, distribuidores e parceiros comerciais da Oxen Cargo, quando agirem em nome da empresa, devem cumprir rigorosamente todas as leis e regulamentações que lhe são aplicáveis bem como as determinações deste Código de Conduta e da Política Anticorrupção, agindo sempre com cortesia e educação. Toda a operação com agentes de administração públicos nacionais ou estrangeiros deve ser feita com justiça, transparência, ética e moralidade. 

Quando for apresentada uma demanda de fiscalização por órgãos públicos, tais como, mas não limitados a, Receita Federal, Inspeção Sanitária e Ministério Público do Trabalho, a Direção deve ser imediatamente comunicada para que adote as providências cabíveis junto ao Departamento Jurídico. Essa comunicação deve se dar preferencialmente por escrito e de forma suficiente a esclarecer a questão. 

Ao se relacionar com agentes públicos e pessoas politicamente expostas, é terminantemente proibido utilizar o nome da Oxen Cargo no trato de assuntos pessoais de qualquer natureza, bem como o oferecimento ou recebimento de qualquer vantagem indevida. 

Em nenhuma situação, podem os colaboradores prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida para agentes públicos e/ou pessoas politicamente expostas, ou mesmo para um terceiro no relacionamento. Entende-se como vantagem indevida a oferta de algo valioso, como dinheiro, entretenimento, viagens, presentes, donativos, entre outros.  

6.5. Relações com terceiros  

A Oxen Cargo não permite qualquer relação comercial ou operação que, direta ou indiretamente, possa colocar sua imagem ou reputação em risco.  

Os fornecedores, prestadores de serviço, parceiros comerciais, distribuidores e clientes serão contratados/aceitos utilizando-se critérios objetivos, quando aplicáveis, tais como: qualidade do produto/serviço, preço, reputação comercial e social.  

Deve ser evitada a contratação de terceiros ou a aceitação de clientes que tenham em seus quadros/sejam quaisquer agentes públicos ou pessoas politicamente expostas ou que tenham relação familiar e de parentesco com os mesmos. Nesses casos, é importante que seja feita a devida comunicação conforme previsto na Política Anticorrupção. Para mais informações sobre a Política Anticorrupção vigente na Oxen Cargo, favor contatar a direção através do e-mail hw@oxencargo.com. 

Caso se observe ou tome conhecimento da contratação de terceiros em desconformidade com o presente código ou com a Política Anticorrupção, a Direção deve ser imediatamente comunicada através do e-mail hw@oxencargo.com. 

6.6. Respeito às disposições de Operador Econômico Autorizado 

Segundo o art. 2º da Instrução Normativa RFB nº 1598/2015, o Programa OEA é regido pelos seguintes princípios, que a Oxen Cargo segue a rigor:  

  1. Facilitação; 
  2. Agilidade;  
  3. Simplificação; 
  4. Transparência; 
  5. Confiança; 
  6. Voluntariedade; 
  7. Parceria público-privada; 
  8. Gestão de riscos; 
  9. Padrões internacionais de segurança; 
  10. Conformidade  aos procedimentos e à legislação; e 
  11. Ênfase na comunicação por meio digital.   

6.7. Presentes e entretenimento nas relações comerciais  

Podem ser aceites ou oferecidos, como um ato de cortesia ou fins institucionais, brindes, presentes e entretenimento que não custem ou aparentem custar mais de um quarto de um salário mínimo, tais como: 

  • Cestas, chocolates, vinhos; 
  • Agendas, cadernos, canetas, lápis ou calendários; 
  • Almoços e jantares; 
  • Merchandising  da marca Oxen. 

Para todo brinde, presente ou entretenimento em valor superior ao estabelecido será necessária aprovação da Diretoria. Os presentes e entretenimento nunca deverão ser oferecidos em prática de suborno ou comportamentos mal-intencionados.  

No mesmo sentido, não poderão ser oferecidos/aceitos brindes/presentes a agentes públicos, pessoas politicamente expostas e familiares destes, de representações de outras empresas envolvidas em uma concorrência ou em um processo de licitação, como compensação de negócios do passado ou que tenham o intuito de viabilizar contratos atuais ou futuros, tampouco como forma de suborno. 

6.8. Proibição de contribuições políticas e eleitorais  

A Oxen Cargo é empresa apartidária e, portanto, veda qualquer atividade de apoio e/ou doações a partidos políticos e/ou candidatos de qualquer posição. Igualmente, não permite contribuição política ou eleitoral em seu nome, independentemente da natureza do bem ou recurso.  

 

7. RECURSOS HUMANOS

7.1. Vestimenta 

A imagem do colaborador reflete a imagem da empresa e vice-versa. É fundamental que ele a preserve, usando roupas adequadas e condizentes com o ambiente de trabalho, cuidando da aparência e higiene pessoal. Sendo assim, nas dependências da empresa ou de seus clientes externos, não é permitido o uso de boné, bem como de peças de roupa transparentes ou inadequadas para o desenvolvimento de suas atividades. O colaborador que não estiver devidamente trajado será, na primeira ocorrência, advertido verbalmente e, nas próximas, proibido de permanecer no interior da empresa, configurando falta no dia e consequente perda do Descanso Semanal Remunerado. 

7.2. Política de Seleção e Gestão de Pessoal 

Poderá a qualquer momento ser consultada a Política de Recursos Humanos da Oxen Cargo, que visa estabelecer critérios e regras para a seleção de pessoal da Oxen Cargo, em atendimento a o Programa Brasileiro de OEA. Este Procedimento se aplica à Oxen Cargo aquando da seleção e gestão de pessoal. Para mais informações sobre presente política, favor contatar a direção da Oxen Cargo em hw@oxencargo.com. 

8. Política de Privacidade

Nós da Oxen Cargo valorizamos você e respeitamos a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar em nosso sítio site ou qualquer outro aplicativo que possuímos e operamos. Por essa razão, conferimos aos nossos colaboradores, clientes, fornecedores, representantes, distribuidores e parceiros transparência às atividades de tratamento de dados pessoais por nós realizadas e às nossas práticas para proteger a segurança e privacidade dos nossos usuários, de acordo com a nossa Política de Privacidade, que pode ser conferida em https://www.oxencargo.com/pt-br/politica-de-privacidade/. 

 

9. Condução de Negócios de Forma Justa e Respeito à Legislação Vigente

A atuação no mercado com a máxima integridade é para a Oxen Cargo um dos mais importantes pilares empresariais. Agir em conformidade com a legislação, praticar atos corretos e somente negociar de forma justa são diretrizes que a orientam.  

9.1. Negociações legítimas 

A Oxen Cargo deve sempre negociar de forma justa, bem como fornecer informações honestas e corretas referente à prestação de seus serviços. É terminantemente proibido formular declarações enganosas a parceiros comerciais para obter vantagem competitiva indevida.  

9.2. Contratos públicos e licitações  

Toda a participação de administradores, colaboradores, representantes comerciais, distribuidores e parceiros da Oxen Cargo em contratos públicos e processos de licitação devem se pautar pelo respeito às normas legais, pela ética e pela transparência, sendo vedada a realização de contatos informais com os agentes públicos envolvidos com a contratação ou com a licitação. 

É proibida a oferta de brindes, hospitalidades, convites ou presentes de qualquer natureza aos agentes públicos responsáveis pela contratação ou licitação. qualquer contato informal realizado por esses mesmos agentes públicos deve ser imediatamente comunicado à direção, para posterior encaminhamento ao departamento jurídico e adoção das medidas cabíveis.  

O conteúdo da proposta apresentada pela Oxen Cargo no processo de licitação é sigiloso, portanto, fica proibida a manutenção de contato com eventuais empresas concorrentes com o objetivo de diminuir a competição ou fraudar o certame. 

Caso se observe ou tome conhecimento de conduta irregular no curso de contratação ou licitação pública, entre em contato com a direção. 

9.3. Concorrência livre e leal  

A Oxen Cargo atua com transparência e lealdade em suas transações comerciais, observando todas as leis e regulamentos sobre livre concorrência no Brasil e em qualquer país que atue ou venha a atuar. 

A empresa repudia qualquer prática de cartel, monopólio, trust ou dumping. 

É vedado qualquer tipo de ajuste com concorrentes, manipulação ou combinação de preços de mercado, custos de produção, condições de venda, divisões de mercado, bem como qualquer conduta de caráter anti-competitivo.  

Caso haja necessidade de realizar contato com um concorrente, este deverá ser realizado observando-se as restrições previstas no presente código e na Política Anticorrupção. Para mais informações sobre a Política Anticorrupção vigente na Oxen Cargo, favor contatar a direção através do e-mail hw@oxencargo.com. 

9.4. Combate à escravidão, tráfico humano, trabalho infantil, narcotráfico, lavagem de dinheiro e quaisquer tipos de fraudes 

A Oxen Cargo possui o compromisso de observar as legislações vigentes de acordos e convenções trabalhistas pertinentes, bem como as normas internacionais de direitos humanos dos trabalhadores.  

É absolutamente vedado pela empresa o uso de trabalho forçado, de tráfico de pessoas, de trabalho infantil e a submissão de funcionário à condição análoga à de escravo.  

A contratação de menores de idade será permitida desde que na condição de aprendizes, sempre respeitando as leis vigentes e jamais inviabilizando o cumprimento do horário escolar. Igualmente, a contratação de estagiários de nível superior também será permitida, na forma da lei.  

A Oxen Cargo cumpre rigorosamente a legislação aplicável para a prevenção do narcotráfico, do terrorismo, das fraudes em geral e da lavagem de dinheiro, atuando de modo a assegurar a origem legítima das atividades comerciais e dos recursos envolvidos.  

Os pagamentos efetuados e os recebimentos de valores devem corresponder a bens e serviços efetivamente prestados, com o devido registro na contabilidade da empresa. A Oxen Cargo não admite pagamentos em contas bancárias de desconhecidos nem recebimentos originados de pessoas ou empresas que não tenham relação com as transações comerciais realizadas. 

Caso se observe ou tome conhecimento de qualquer violação às normas trabalhistas vigentes e das disposições acima, o interessado deverá informar a Diretoria.  

9.5. Conformidade nas operações de importação e exportação  

A Oxen Cargo cumpre integralmente todas as leis, brasileiras ou não, referentes à importação e exportação de bens e mercadorias, e repudia qualquer atuação indevida de seus administradores, colaboradores, terceiros, representantes, distribuidores e parceiros comerciais, especialmente no que tange à interação com agentes públicos de qualquer natureza.  

9.6. Conformidade com a Política de Segurança da Informação e Qualidade Documental 

A Oxen Cargo cumpre integralmente os compromissos estipulados na sua Política Interna de Segurança da Informação e Qualidade Documental, que elabora sobre o dever de confidencialidade e sigilo e propriedade da informação. Para mais informações sobre a Política de Segurança da Informação e Qualidade Documental vigente na Oxen Cargo, favor contatar a direção através do e-mail hw@oxencargo.com. 

 

10. Violações ao Código, Sanções e Medidas Cabíveis

Todos os sujeitos mencionados no presente Código, a saber, aqueles que exercem atividades para ou em nome da Oxen Cargo, estão sujeitos a medidas disciplinares administrativas e/ou legais em caso de violação ao presente documento, incluindo, mas não limitado a, suspensão, destituição, término do contrato de trabalho ou da relação contratual, a depender do caso concreto. 

 

11. Comunicações

Qualquer questão relacionada à aplicação do presente Código deve ser direcionada à Direção, aos cuidados de: 

Hernan Wilkins 

hw@oxencargo.com 

+55 (21) 98172-2272 

Espera-se que todos os colaboradores, administradores, sócios, representantes, distribuidores, parceiros e clientes da Oxen Cargo fiquem atentos a possíveis infrações a este Código e às leis aplicáveis. Caso seja constatada a ocorrência, ou mesmo a suspeita, de qualquer tipo de infração, deverá ser informado o quanto antes. A comunicação pode ser feita anonimamente, por meio do contato acima.  

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